SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Encontro debate a Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia

Representantes de diversas entidades científicas da Psicologia participaram de reuniões no dia 4 de abril, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), para tratar sobre a Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi).

Durante a reunião do Comitê Consultivo da BVS-Psi, os participantes receberam explicações sobre o funcionamento da Biblioteca e sobre o convênio assinado em 2015 entre o CFP e o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). O convênio formalizou uma parceira de anos entre a Universidade e a autarquia, possibilitando um aprimoramento e a modernização do sistema de banco de dados e interface com usuários, dando respaldo ao Conselho para ampliar e qualificar sua relação com instituições científicas. Também permite ampliar a rede de bibliotecas virtuais que compõem a BVS-Psi.

Os representantes das entidades científicas puderam esclarecer dúvidas sobre como acessar esse projeto, além de serem chamados para fortalecer a parceria com a Biblioteca.

Reconhecida internacionalmente, hoje a BVS-Psi conta com a média de 8,5 milhões de acessos/ano. Embora ela já seja fonte de busca do Google Acadêmico, uma nova meta é também promovê-la a fonte geral da busca Google.

A equipe da BVS-Psi é responsável por alimentar o PePSIC (Portal Eletrônico de Periódicos em Psicologia) além de bases de dados da psicologia nacional. A BVS-Psi integra o LILACS e fomentou a formação da Rede Brasileira de Bibliotecas de Psicologia (ReBAP, com 184 bibliotecas), para incentivar que os bibliotecário leiam e cataloguem as produções acadêmicas de acordo com a Terminologia da Psicologia elaborada pela equipe da BVS-Psi.

De acordo com Carla Nascimento, bibliotecária do IPUSP, as instituições de ensino superior com cursos de psicologia podem contatar a equipe da BVS-Psi para que esta ofereça cursos de capacitação para bibliotecários. Estão em curso ações para digitalização e resgate de teses e dissertações em psicologia anteriores à era digital. Profissionais que tenham materiais raros, não catalogados no Portal da BVS-Psi, ou mesmo possíveis doações para o Museu da Psicologia que está se constituindo no IPUSP, podem contatar a equipe da BVS-Psi. (Com informações do site do CFP)

Clique aqui para acessar a Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi)

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: