SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Liderança Transformadora VERSUS Liderança Destrutiva

          Líderes transformadores são hábeis em motivar seus seguidores a realizarem acima, e além, de suas próprias expectativas. Por sua vez, seguidores dos líderes transformadores são motivados a realizar tarefas que eles próprios não acreditavam serem passíveis de realização sem apoio do líder. De modo geral, indivíduos são motivados por um líder para tentar estas tarefas e, quando bem-sucedidos, elevam sua autoestima ao perceberem terem vencido sua descrença inicial. Liderança transformadora é definida a partir de quatro ações desempenhadas pelo líder: carisma, inspiração, estimulação intelectual e consideração individualizada. Carisma é considerado a ação mais relevante das quatro, sendo, frequentemente, mencionado como traço mais saliente do líder transformador, definido tanto em termos das ações dos líderes, quanto das reações de seus seguidores. Um exemplo de comportamento carismático? Apresentar e configurar uma visão de futuro.

            A comunicação inspiradora é um método pelo qual um líder transformador motiva seus seguidores. Não há, por certo, uma única maneira de inspirar seguidores, mas cada método para tal gira em torno das emoções. Assim, um líder transformador aflora as emoções de seus seguidores através da comunicação inspiradora e isto é, usualmente, feito na forma de declarações, e apelos, emocionalmente carregados, visando a aumentar a motivação dos seguidores. Líderes transformadores usam a estimulação intelectual para fazer seus seguidores conscientes dos problemas e das possíveis soluções. Parte disso envolve cativar os seguidores a mudarem sua forma de pensar e de conceber problemas. Quando seguidores começam a pensar diferentemente sobre problemas, eles podem achar soluções que não estavam muito claras a primeira vista. Isto faz com que problemas aparentemente insolúveis se tornem mais fáceis e menos complexos.

            Outro aspecto importante da liderança transformadora é a consideração individualizada, ou seja, como um líder transformador pensa seus seguidores como únicos, respondendo às necessidades individuais dos mesmos. Um líder transformador designará tarefas que os seguidores poderão realizar com suas reais habilidades, ajudando-lhes a desenvolver suas capacidades no futuro e preenchendo as metas que o líder pretende alcançar. Levando em consideração as habilidades individuais de seus seguidores, líderes transformadores aumentarão a confiança que recebem dos mesmos, assim possibilitando que seus seguidores desempenhem suas habilidades mais eficientemente.

            Por sua vez, liderança destrutiva envolve um líder atuar de modo contrário aos melhores interesses da organização ou de seus seguidores. Dentro das teorias da liderança, esse lado obscuro tem recebido mais atenção na esperança de que um melhor entendimento de sua emergência poderia nos ajudar a prever quando ela ocorreria e o que poderia ser feito para preveni-la. Um dos traços do líder destrutivo é o narcisismo. Pessoas narcisistas amam a si mesmas, pensam que são mais importantes que os outros e acreditam que merecem, exclusivamente, as melhores opções. A confidência e a dominância originárias de seu narcisismo podem ajudar alguém a alcançar a posição de liderança. Outro traço é o carisma. Parece estranho, mas não é, pois deve-se entender carisma como um traço positivo, que ajuda líderes a alcançarem seus objetivos. Ser carismático pode ajudar líderes a venderem uma visão de futuro, que inspira e motiva seus seguidores a trabalhar em direção àquela visão. Eles vendem uma visão que descreve o mundo como algo assustador e instável a fim de encorajar seus liderados a pensarem que qualquer adversário é um rival que ameaça sua segurança pessoal. Líderes carismáticos também são habilidosos em se comunicarem com os outros, usando essa habilidade para manipular outras pessoas a alcançarem metas ou objetivos negativos.

            Líderes que são destrutivos podem usar seu poder para as suas necessidades e desejos predadores enquanto ignoram, ou mesmo atuam, contra as necessidades e desejos dos outros. Um traço associado com líderes destrutivos é uma visão extrema de mundo caracterizada por ideais radicais e ódio. Líderes destrutivos tem uma visão de mundo que é preenchida com ódio para todos aqueles que não suportam, ou compartilham, com suas crenças e valores. Esse padrão de comportamento, de crenças e ódio, os ajudam a justificarem o uso da violência ou quaisquer outros meios que se fizerem necessários para alcançarem seus objetivos. O grupo de seguidores que, como um todo, suporta as ações de um líder destrutivo, e violento, também tem características genuínas.

            Liderança nem sempre é positiva e transformadora; líderes podem não agir nos melhores interesses de sua organização e seguidores. Esse tipo de comportamento e liderança depende, certamente, das características de personalidade, das crenças e dos valores desses indivíduos.

                                                                                                            POR JOSÉ APARECIDO


Revide - Blog Psicologia & Comportamento 30/03/2017

 

>> Veja mais notícias sobre psicologia no Blog da SBP

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: