SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR comemora 20 anos

O programa da Unifor é nota 4 pela CAPES e já formou mais de 340 mestres e 25 doutores.

Com objetivo de celebrar o aniversário de 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR, a Universidade realiza, no próximo dia 14 de dezembro, a Conferência “Função Social da Ciência: Psicologia, Produção de Conhecimento e Transformação Social” com a professora convidada, Dra. Isabel Fernandes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento acontece a partir das 18h30, no auditório H-85 e aberto ao público.

Para a Profa. Dra. Normanda Araújo de Morais, coordenadora do PPGP, tratar deste assunto em evento de comemoração é importante, pois, para ela, toda geração de teses e dissertações produzidas em um programa de psicologia deve interferir ativamente na nossa vida, tanto na teoria quanto na prática. “Nossa convidada é uma pessoa com muita capacidade de falar sobre o tema, pois, além de toda a sua bagagem profissional, tem pensamentos afins com o que os professores do PPGP já propagam em sala de aula”, acrescenta.

 

 A História do curso

 

Surgia em 1997, a primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza (Unifor). Pioneiro na egião Nordeste, o PPGP nasceu e cresceu a partir da colaboração de professores de graduação em Psicologia da Unifor, que perceberam considerável demanda para a criação de Pós-Graduação Em Psicologia Stricto Sensu, voltada à formação de mestres. Para isso, criaram a Comissão de Estudos para a Implantação do Mestrado em Psicologia (Ceimp), visando analisar e viabilizar a criação do Curso de Mestrado.

O Prof. Dr. Georges Daniel Janja Bloc Boris, que até hoje é professor do PPGP, afirma que a maior dificuldade do programa em seu início era a falta de professores “da casa” suficiente e aptos a lecionar um programa de pós-graduação. “Apesar das dificuldades, tivemos uma grande aceitação, pois recebemos alunos de outras cidades e estados porque, inclusive, esse programa foi o pioneiro, também, entre os estados do Nordeste”, ressalta.

Com o passar do tempo, o curso foi se desenvolvendo, se qualificando e ganhando cada vez mais aceitação e reconhecimento regional e nacional.

Em 2010, teve início o Curso de Doutorado em Psicologia, também pioneiro no Estado do Ceará. O programa iniciou-se com nota 3, segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão que qualifica os programas de pós-graduação no Brasil. Hoje, o programa tem nota 4, que demonstra um curso bem consolidado pela comissão de avaliação da CAPES.

Em 2017, portanto, o programa completa 20 anos de fundação, contando com um corpo docente de 14 professores, distribuídos em duas áreas de concentração e em três linhas de pesquisa. A Profa. Dra. Normanda Araújo de Morais, atual coordenadora do PPGP, relata que o programa tem se caracterizado pela diversidade de temáticas que estuda, como por exemplo, psicanálise, fenomenologia, psicopatologia, trabalho, ócio, processos de exclusão social, relações humano-ambientais, famílias e saúde; além da diversidade do corpo docente, que possui diferentes filiações teóricas e metodológicas; e do corpo discente, oriundo de diferentes áreas de conhecimento, como Psicologia, Administração, Pedagogia, Jornalismo, Arquitetura, dentre outras.

“Acreditamos que a diversidade nos define e tentamos fazer dela um diferencial do nosso curso”, relata a Profa. Dra. Normanda. Na história do PPG Psicologia, também merece destaque a criação em 2001 da Revista Mal-Estar e Subjetividade, desde 2014 nomeada como “Revista Subjetividades” e editada por docentes do Programa. Trata-se de uma Revista de reconhecida qualidade e que foi avaliada com Qualis B1 pela CAPES no último quadriênio (2013-2106).

Ao longo dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR, já foram formados mais de 340 mestres e 25 doutores. Pesquisas internas mostram que 80% dos alunos formados estão na docência do Ensino Superior, tornando-se grande referência no Nordeste e atraindo alunos de outros Estados.

A visão dos gestores para o futuro está na constante qualificação do curso e para alcançar a meta, que é a nota 5 na CAPES, buscam a publicação de artigos em revistas bem avaliadas (A1 e A2), que gerem grande impacto científico e social. Outra grande meta é trabalhar para aperfeiçoar a internacionalização do programa, para que os trabalhos realizados também sejam reconhecidos no exterior, além de focar em pesquisas que tenham uma maior utilidade social pela população de um modo geral, atendendo às demandas da sociedade.

Fonte: TV Verdes Mares. Disponível em: <https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/noticia/programa-de-pos-graduacao-em-psicologia-comemora-20-anos.ghtml>. Acesso em: 13 dez. 2017.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: