SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Angústias com as eleições vão parar no divã

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, a entidade tem recebido um número expressivo de relatos sobre as consequências psicológicas do processo eleitoral

No dia seguinte à realização do primeiro turno das eleições, a psicóloga Tatiana Bacic Olic atendeu 10 pacientes em sua clínica, em São Paulo. Naquela ocasião, todas as consultas, sem nenhuma exceção, foram pontuadas pelas angústias e medos despertados pelo ambiente político do País. “Muita gente chegou dizendo que não conseguia dormir, com crises de choro, deprimidas ou mesmo tomando medicamentos.”

O que aconteceu no consultório de Tatiana se repetiu em outras clínicas e divãs pelo Brasil. Segundo o diretor do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, a entidade tem recebido um número expressivo de relatos sobre as consequências psicológicas do processo eleitoral. “Em 20 anos de profissão jamais vi algo parecido, o País vive um momento bastante complicado de instabilidade psíquica”, diz Bicalho.

 blog10

Eleitores de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) que buscaram ajuda de psicólogos e terapeutas nas últimas semanas estão com medo do “dia seguinte”, do futuro imediato e das consequências sociais e econômicas de uma eleição marcada pela polarização e negação do outro.

A psicóloga Flávia Eugênio conta que conversou com pacientes que estavam emocionalmente paralisados com receio até de andar na rua e de outras situações cotidianas. “A questão da violência está muito presente. Os pacientes LGBTs, por exemplo, estão se sentindo ameaçados pela hostilidade da eleição.” A também psicóloga Ivani Francisco de Oliveira diz que “a própria dinâmica da disputa eleitoral é a de implantar o medo do outro, do adversário, nos eleitores.”

Leia reportagem na íntegra: https://exame.abril.com.br/brasil/angustias-com-as-eleicoes-vao-parar-no-diva/

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: