SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Parceria SBP-Springer para publicação da Trends in Psychology

CAPA_Parceria Springer da Trends…

A Revista da SBP, Temas em Psicologia, que é publicada somente em inglês desde inicio de 2018, tem alcançado uma grande repercussão, nacional e internacionalmente, com um afluxo de artigos que chegou a 259 submissões no ano passado. Seu nome passou então a ser Trends in Psychology, para fins do uso internacional.

Sua internacionalização permite maior visibilidade dos dados da produção científica brasileira para a comunidade internacional.

Para melhor atingir essa finalidade, a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) assinou contrato com a Editora Springer para sua editoração e publicação.

Após detalhada discussão da Diretoria e do Conselho da SBP, juntamente com a Editora de Trends, Luisa Habigzang, foram aprovados os termos do contrato que terá as seguintes características:

 Duração e Encerramento:

• O volume 28 nº1 será o volume inicial editado pela Springer, a partir de 1º janeiro de 2020
• A propriedade intelectual dos artigos permanecerá sendo da SBP
• Todo controle editorial da revista será da Sociedade e do/a Editor/a Chefe
Trends será divulgada como a Revista Oficial da SBP
• A Springer divulgará a revista em todo o seu material promocional
• A Springer promoverá assinaturas institucionais e individuais
• Para os sócios da SBP, a subscrição será parte dos benefícios do associado, cobertos pelo pagamento da anuidade, não implicando custos adicionais
• A Springer apresentará relatório anual de desempenho
• A Springer pagará uma taxa de assinatura do contrato, bem como efetuará contribuições em 2020 e 2021, para ajudar a sociedade na organização do International Congress of Psychology
• A Springer pagará a SBP uma taxa anual com correção 2% ao ano
• O Contrato terminará em 2026, mas poderá ser revisto em 2022
• Há garantia de que, caso o contrato venha a ser encerrado, os membros da sociedade continuem tendo acesso ao conteúdo publicado durante a vigência do contrato.

Na opinião da Editora Chefe de Trends, Profa. Dra. Luisa Habigzang, a parceria com a Springer dará visibilidade internacional à revista, com potencial de indexação em importantes bases, o que contribuirá para elevar o QUALIS e o Fator H da revista. A internacionalização da Trends ampliará a comunidade de interlocutores da revista (autores, leitores, editores, pareceristas), o que é muito positivo para a disseminação do conhecimento publicado.  Além disso, a estrutura oferecida pela Springer permitirá agilizar e qualificar ainda mais o processo editorial. A partir do segundo semestre de 2019 as submissões passarão a ser realizadas pela plataforma da Springer, que está sendo configurada de acordo com as características e demandas da revista. Em breve essas mudanças serão anunciadas no site.

Segundo a Dra. Andreia Schmidt, membro da Comissão de Publicações, o acordo permitirá que a Trends mantenha seu nível de qualidade e amplie sua visibilidade internacional, com a garantia de acesso aos conteúdos da revista aos sócios da SBP. Com os elevados custos de editoração de revistas científicas, dificilmente a SBP poderia, sem uma parceria como esta, manter a trajetória de sucesso que a Trends tem feito nos últimos anos.

A Presidente da SBP considera que a publicação de Trends in Psychology contribui de maneira fundamental para o cumprimento dos objetivos da sociedade e que a parceria com a Springer permitirá ampliar acentuadamente a visibilidade da pesquisa brasileira na área de Psicologia.

Springer

Facebook/InstagramFacebook_Instagram_PNG_centro

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: