SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Em Defesa da Vida - Nota de entidades representativas da sociedade brasileira

CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e a SBPC divulgaram nessa sexta-feira, 27 de março, uma nota conjunta para alertar a população que fique em casa, respeitando as recomendações da ciência, dos profissionais da saúde e da experiência internacional. A nota foi destaque na imprensa de todo o País.

Seis entidades representativas da sociedade brasileira divulgaram nessa sexta-feira, 27 de março, uma nota para pedir que a população respeite as recomendações da ciência, dos profissionais da saúde e da experiência internacional sobre a crise de coronavírus e fique em casa.  Com o título “Em defesa da Vida”, o manifesto é assinado pelos presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O documento critica a “campanha de desinformação” iniciada pelo presidente da República e  afirma que o momento é de enfrentamento da pandemia, “com lucidez, responsabilidade e solidariedade”.

A nota teve imediata repercussão em toda a imprensa nacional, em jornais, websites e telejornais. Nas redes sociais, o post teve um alcance de mais de 200 mil usuários.

Confira o documento na íntegra:

EM DEFESA DA VIDA

 As entidades que subscrevem esta nota reuniram-se hoje (27/03), de modo virtual, para alertar a população que fique em casa respeitando as recomendações da ciência, dos profissionais de saúde e da experiência internacional.

Estratégias de isolamento social, fundamentais para conter o crescimento acelerado do número de pessoas afetadas pelo coronavírus, visam à organização dos serviços de saúde para lidar com esta situação, que, apesar de grave, pode ser bem enfrentada por um sistema de saúde organizado e bem dimensionado.

A campanha de desinformação desenvolvida pelo Presidente da República, conclamando a população a ir para a rua, é uma grave ameaça à saúde de todos os brasileiros. A hora é de enfrentamento desta pandemia com lucidez, responsabilidade e solidariedade. Não deixemos que nos roubem a esperança.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB

Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

 José Carlos Dias, presidente da Comissão Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns

Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências – ABC

Paulo Jeronimo de Sousa, Associação Brasileira de Imprensa – ABI

Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC

 

Fonte: Jornal da Ciência

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: