SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP disponibiliza links para materiais produzidos por outras Instituições e Sociedades Científicas sobre enfrentamento da Covid-19

cabeçalho materiais

A SBP reuniu uma série de links com algumas fontes de informações mais importantes sobre a pandemia, buscando facilitar a circulação do conhecimento e ajudar no enfrentamento da Covid-19.

 

> Acesse saudementalcovid19.org.br, um site organizado por oito entidades,SAUDEMENTALCOVID19 que compõem a Articulação Saúde Mental e Covid-19.  O intuito da iniciativa é reunir, em um mesmo espaço, conteúdos, informações, notícias, cursos, materiais de orientação sobre saúde mental que possam auxiliar na prática profissional neste período de pandemia da Covid-19.

 

> Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil. Produzido por INI - Instituto de Ciências Integradas e Grupo Upjohn.

 

Fake News e como identificá-las. Desenvolvido pelos Grupos de divulgação científica Vidya Academics e Pretty Much Science.

 

Covid-19 e Luto. O que os gestores precisam saber? Um guia prático sobre como enfrentar o luto nas empresas. Cartilha desenvolvida pela Bee Touch.

 

> Pequeno manual para que você enfrente este período mantendo a sua saúde mental e ajudando quem precisa também. Produzido por Bee Touch.

 

> Enfrentamento psicológico do COVID 19 - Documento Consenso elaborado pela Federação Latino-Americana de Sociedades de Sono e a Associação Latino-Americana de Psicologia do Sono.


> Pandemia da doença pelo SARS-CoV-2 (Covid-19). Materiais informativos da Fiocruz, distribuição livre e gratuita.


> Cartilhas de orientações e dicas para a comunidade produzidas pela Força-tarefa PsiCOVIDa.

> Protocolos de intervenções em saúde que contribuem nos primeiros auxílios e no enfrentamento da COVID-19 foram produzidos pela pró-reitoria de gestão de pessoas da UFCSPA e estão disponíveis no site da ABP+.

 

> Assista o vídeo produzido por Renata Julianelli, Juliana Negrão e Elisa Kozasa, um excelente material de apoio para ajudar crianças a lidar com as emoções durante a pandemia que estamos vivendo e um material de apoio para nosso Tópico 9

 

> Recomendações e orientações de rotina para favorecer qualidade de vida e do sono durante a quarentena publicadas pela Associação Brasileira do Sono (ABS) e que podem ser usados juntamente com o Tópico 8.

 

Orientações para os pais lidarem com a regulação emocional dos filhos durante a Covid-19. Cartilha desenvolvida por pesquisadores da UFBA.

 

> O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho no contexto da pandemia.  Disponibilizado pela Central de Conteúdo - Covid-19 da SBPOT. 

 

> Assista a uma série de vídeos organizados e produzidos pelo Prof. Dr Carlos Barbosa Alves de Souza e sua equipe da Universidade Federal do Pará, através do projeto Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (APRENDE) com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino do CNPq. O objetivo é auxiliar as famílias de crianças com necessidades especiais, que recebem intervenção comportamental, a manterem as atividades com seus filhos, de forma que as crianças possam fortalecer habilidades adquiridas e aprender novas. Os vídeos estão sendo disponibilizados no seguinte canal no YouTube: https://www.youtube.com/aprendeufpa. Excelente material de apoio para nosso Tópico 9.

 

telepsi> O Projeto TelePSI é uma iniciativa do Ministério da Saúde que, em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, oferece teleconsulta psicológica e psiquiátrica para manejo de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade em profissionais da saúde do SUS. Há vídeos de psicoeducação produzidos para o TelePSI disponíveis aqui.

 

> Documentos de apoio, formação e informações para enfrentamento da COVID19. publicados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

sintome> O eu sinto.me é um portal desenvolvido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses que reúne um conjunto de informação e recursos de qualidade sobre Saúde Psicológica e Bem-estar – baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).

 

> A Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP), a Associação Americana de Psicologia (APA), a União Internacional de Ciências Psicológicas (IUPsyS), o Colégio Colombiano de Psicologia e o Coordenador de Psicólogos do Uruguai colaboraram para disponibilizar  informações de diferentes organizações de psicologia das Américas, do Caribe e da Península Ibérica para facilitar uma resposta psicológica à pandemia criada pelo COVID-19. O arquivo do Google contém links para páginas da web criadas por organizações psicológicas em quase 30 países, com recursos para responder aos desafios criados pela pandemia. Esses recursos abrangem uma variedade de tópicos, como bem-estar e enfrentamento, como conversar com crianças, telepsicologia, trabalho e educação a distância, e apoio a profissionais de saúde e cuidados pessoais com profissionais de psicologia. Para acessar clique aqui.

 

------- 

Notas e orientações publicadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) 

cfp 

.CFP orienta psicólogas e psicólogos sobre o papel da Psicologia e as estratégias de atuação profissional em função da pandemia da Covid-19.

.Notas e orientações divulgadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)

.CFP e ABEP lançam recomendações sobre práticas e estágios remotos em tempos de pandemia.

-------   

 orientações SBP

O acesso a este material é livre e gratuito através do endereço http://www.sbponline.org.br/enfrentamento-covid19.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: