SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

ESPECTRO: Revista Brasileira de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo

ESPECTRO - Revista Brasileira de Análise do Comportamento Aplicada v. 1 n.1 (2022) .

A revista científica é digital e de acesso livre vinculada ao Instituto Lahmiei Autismo do Departamento de Psicologia da UFSCar. A sua missão é divulgar conhecimento científico relevante, predominantemente nacional, em português, na área de Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, para todo território brasileiro, sem barreiras geográficas e sociais.

A primeira edição da Espectro terá como seção principal a seção de revisão sistemática, cujo os artigos descrevem a investigação de problemas de pesquisas diversos dentro do campo da Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, artigos estes derivados dos trabalhos de conclusão de cursos das alunas e alunos do Curso de Especialização em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e Linguagem do Instituto LAHMIEI / UFSCar. Além da seção principal da revista, há outras seções do volume inagural, como a seção de artigos clássicos, de resenha e de entrevistas.

1. Seletividade alimentar e autismo sob a ótica comportamental:
revisão sistemática no JABA (Elisangela Soares Ferreira, Leandro Augusto Leonardo de Carvalho, Cilene Buldrini Costa, Marina Cristina Zotesso)

2. Efeitos da vídeo modelação para ensino de habilidades de
brincadeira para crianças com autismo: uma revisão sistemática (Joice Pereira Perez, Maria Elisa Granchi Fonseca, Teresa Cristina de Oliveira, Mylena Pinto Lima)

3. A eficácia do Reforçamento Não Contingente (NCR) associado a outro procedimento: uma revisão sistemática( Andreza da Conceição Melo, Beatriz de Jesus Fragoso, Déborah Oliveira Lima, André Luíz Ferreira)

4. Contribuição da análise do comportamento paga a redução de comportamento problema (Lorena Laissa de Almeida,
Samara Jesus Costa Meneses,
Thais Bastos da Silva Lima, André Luiz Ferreira)

5. A Evolução do Comportamento Verbal (B. F. Skinner)

6. Resenha: ABA: ensino da fala para pessoas com autismo : um texto, com bases científicas, para o ensino da fala para autistas. (Maria Martha Costa Hübner)

7. Entrevista: Margarida Hofmann Windholz (Bruna Colombo dos Santos, Amílcar Rodrigues Fonseca Júnior)

 Acesse a revista, baixe, leia os artigos e compartilhe: www.espectro.ufscar.br

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: