SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Call for papers: Contribuições da ciência psicológica para entender e enfrentar os desafios globais

Deadline: 31 de dezembro de 2023

Editores convidados
Naomi Koerner, Universidade Metropolitana de Toronto
Lindsay McCunn, Universidade da Ilha de Vancouver
Josephine Tan, Universidade de Lakehead

Descrição breve
A Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável  é um apelo universal à ação com foco em Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. A agenda estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) inter-relacionados . Como disciplina, a psicologia está posicionada de forma única para abordar problemas urgentes refletidos nos ODS, incluindo, entre outros:

Direitos humanos
Ação Climática
Saúde e bem-estar globais
Respostas a conflitos internacionais
Desigualdades


A ideia para esta edição especial é uma iniciativa da Canadian Psychological Association / Société canadienne de psychologie International Relations Committee (IRC). A edição especial demonstrará como a ciência psicológica e os psicólogos contribuíram para uma melhor compreensão dos desafios globais conforme capturados nos ODS da ONU. Também proporcionará uma oportunidade para refletir e analisar os desafios e soluções globais em que a psicologia como disciplina parece ser menos visível, mas pode fazer contribuições substantivas.

 

As submissões podem incluir:

Revisões sistemáticas
Revisões literárias
Estudos empíricos (ou seja, projetos de estudos múltiplos de alta potência, meta-análises ou dados extraídos de grandes projetos em andamento)
Estudos qualitativos e de métodos mistos
Artigos que discutem pedagogia em psicologia global e internacional, questões profissionais relacionadas ao enfrentamento de desafios globais e soluções de políticas para desafios de relevância global
Submissões de equipes internacionais com vários autores e/ou grupos interdisciplinares são especialmente bem-vindas.

Cronograma e detalhes de envio
Os manuscritos podem ser enviados em francês ou em inglês.
Os manuscritos devem ser preparados de acordo com as instruções de formatação da revista e a 7ª edição do Publication Manual of the American Psychological Association .
Como parte de sua submissão, os autores devem explicar em uma carta de apresentação a relevância de seu trabalho para os ODS da ONU. Os envios podem se referir diretamente (ou indiretamente) a um ODS ou a vários ODS inter-relacionados.


O prazo para a submissão do manuscrito é 31 de dezembro de 2023 através do portal de submissão Canadian Psychology/Psychologie canadienne.

Todos os manuscritos enviados passarão por revisão por pares, bem como revisão pelos editores co-convidados. Os envios serão cuidadosamente avaliados e examinados para estabelecer sua elegibilidade para consideração posterior.
Uma vez aceitos, os artigos aparecerão online antes de serem incluídos em uma edição especial impressa planejada para publicação em 2024.

 

Perguntas sobre a edição especial podem ser enviadas para: Editora co-convidada Naomi Koerner ou Editor associado da Canadian Psychology/Psychologie canadienne Special Issues Gordon Flett.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: