SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Enfrentamento COVID-19

banner orientações e-mail

Trabalha como psicóloga/o mas tem dúvidas sobre como pode ajudar indivíduos, grupos, famílias, instituições e sociedade na pandemia? 

A SBP, através do Grupo de Trabalho (GT) de enfrentamento da Pandemia SBP COVID-19, reuniu informações técnicas atualizadas para contribuir com a prática profissional da psicologia. 

O acesso a este material é livre e gratuito. Pedimos a gentileza de preencher o formulário para controle de acesso clicando aqui

As Orientações técnicas para o trabalho de psicólogas e psicólogos no contexto da crise COVID-19 estão no Tópico 1.

Gostaria de saber como o psicólogo pode minimizar os efeitos do estresse em profissionais de saúde? Veja o Tópico 2 da nossa série de textos voltados para aplicações de psicologia na pandemia COVID-19.

Como oferecer primeiros auxílios psicológicos para profissionais de saúde trabalhando na crise da pandemia Covid-19? Veja o Tópico 3 das Orientações técnicas para o trabalho de psicólogas/os no contexto da COVID-19.

Trabalhando com profissionais de saúde que enfrentam reações negativas das pessoas ao redor durante a COVID-19? No Tópico 4 abordamos como entender e minimizar a estigmatização dos profissionais de saúde.

Tudo em um documento só: atendimento online, voluntário, presencial e hospitalar durante a COVID-19 no Tópico 5.

São muitos os lutos na situação da Covid-19. No Tópico 6 revisamos o conceito de luto e as alternativas do psicólogo para abordar esta temática neste contexto. 

O distanciamento social tende a nos aproximar daqueles com quem moramos, mas que normalmente não convivemos o tempo todo. As diferenças em como cada um está lidando com a COVID-19 podem produzir conflitos. No Tópico 7 abordamos a estratégia de resolução de conflitos aplicada a famílias.

Por várias razões, a pandemia pode estar tirando o sono das pessoas. O Tópico 8 orienta sobre o manejo das alterações de sono pela psicóloga(o). 

Nos diferentes contextos do trabalho do(a) psicólogo(a) durante a pandemia, o tema de como cuidar do bem estar dos pequenos heróis da pandemia - as crianças - será frequente. O Tópico 9 informa o profissional sobre o apoio para pais de crianças de 0 a 11 anos.

A violência doméstica contra a mulher tem muitas formas e aumentou durante a pandemia. Entenda os diferentes tipos de violência que vitimam as mulheres e saiba o que fazer lendo o Tópico 10.

No Tópico 11, conheça diferentes possibilidades de atuação profissional em psicologia para prevenir e tratar o trauma, e amenizar as consequências das situações traumáticas vivenciadas em diferentes situações durante a Covid-19. 

 

Todos os fascículos (estão previstos entre 15 e 20) estarão disponíveis, para livre acesso neste endereço: https://www.sbponline.org.br/enfrentamento-covid19

 

cabeçalho materiais

A SBP reuniu uma série de links com algumas fontes de informações mais importantes sobre a pandemia, buscando facilitar a circulação do conhecimento e ajudar no enfrentamento da Covid-19.

> Materiais produzidos e divulgados por outras Instituições, Sociedades Científicas naionais e internacionais e CFP.
Notas, recomendações e campanhas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde do Brasil.
> Comparative Analysis of Psychology Responding to COVID-19 Pandemic in Brics Nations 
Com o objetivo de ser instrumento de consulta sobre saúde mental para os gestores das companhias, o Movimento #MenteEmFoco produziu uma cartilha prática, trazendo dicas que serão úteis no dia a dia para todos.
 
 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: